Projetos


O Sarau Samambaia Poética tem como proposta principal aproximar a poesia e cultura popular à comunidade e que os grupos de Rap declamem suas canções para que o público possa debatê-las.

O Sarau, sempre será realizado no segundo sábado de cada mês, tendo como residente os poetas e músicos: Luiz Vieira, Markao - Aborígine e Rodrigo Misquita. Além de poesias e músicas, acontecem vídeo-debates,exposição de artesanato e lançamento do Fanzine mensal 'Informe Militante' produzido pelo Coletivo ArtSam e escrito por Markão Aborígine, Alex FH2 e Oitto.

Blog do Sarau: http://samambaiapoetica.blogspot.com/
Vídeo: http://youtu.be/YaQBzBARPaU


O portal Repente Candango produzido pela ONG Coletivo ArtSam - DF, onde desenvolve ações em resgate a cultura popular nordestina, como oficinas de poesia e Saraus.

Atuam principalmente com a cultura Hip Hop, porém com discernimento e consciência que as matrizes na poética são nordestinas, e que é papel do Hip Hop agregar e resgatar o valor da cultura brasileira. Este Blog tem como finalidade expandir e fortalecer a cultura popular, cordel, coco, embolada e repente.

Apresentando principalmente as cantorias em Brasília, mistura entre Rap e Repente e sobretudo apresentar os personagens históricos da poesia matura brasileira.

Blog: http://repentecandango.blogspot.com/


Confronto HIP HOP é uma Batalha Beneficente de Breaking com o objetivo de valorizar e incentivar os adeptos e militantes em Samambaia.

O primeiro encontro foi realizado dia 19 de maio de 2007 no Sest/Senat em Samambaia O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, tendo como vencedores: 1º lugar- Santa Break 2º lugar- Soul gueto style 3º lugar- TecknyKings

A 2º Edição do Confronto HIP HOP ocorreu nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2009 durante Festival de Arte e Cultura promovido pelo Instituto Art Cia e Cidadania. Vencedores: 1- Start Family 2- DF Zulu 3- Black Spin

Blog: http://confrontohiphop.blogspot.com/


O Blog tem Hip Hop Essência tem como principal objetivo fomentar e divulgar os trabalhos realizados pelos grupos de Hip Hop em Samambaia - DF.

Sendo esta um grande celeiro não só da cultura urbana e Hip Hop, mas que apresenta uma efervecência cultural enorme.

Além disto é missão de nós, Coletivo ArtSam fomentar a discussão sobre um movimento que se movimente, militante, mas também sobre o profissionalismo artistica.

Aqui voce encontrará notícias sobre tudo que circunda Samambaia, Distrito Federal e Brasil, porém notícias que trazem a tona a Essência da cultura Hip Hop que é comunidade, diálogo e resistência.

Sem discriminação de quaisquer genero ou estilo musical Hip Hop Essência é mais um punho ao alto, mais uma ferramenta de trabalho em prol de um novo mundo que é possível.

Blog: http://hiphopessencia.blogspot.com/



O Prêmio Hip Hop Zumbi tem o proposito de fomentar nova geração de produção, reconhecer e fortalecer os trabalhos lançados no Distrito Federal e Entorno, potencializado este, que é o 2º mercado de Hip Hop do país.

Mas sobretudo, firmar o Distrito Federal como pólo em profissionalismo, gestão, participação política e popular, bem como ativismo social no movimento Hip Hop. O nome escolhido vem ao encontro de tal objetivo, resgatando a memória dos lutadores e lutadoras, ressignificando e integrando a luta.

Blog: http://premiohiphopzumbi.blogspot.com/



Acessoria:

- Rede de educadores em Hip Hop. Possuímos profissionais competentes para ministração de cursos e oficinas de Breaking, Grafite e DJ.
- Oficina Juventude, Cultura e Cidadania. Parceria com o MC Markão Aborígine, ministrando palestras e oficinas de formação sobre a Origem histórica e política do Hip Hop, Álcool e Tabaco, Cidadania e protagonismo;
- Oficina de artesanato: Pintura reciclável, Brinquedos e objetos recicláveis (puff de garrafa pet), fuxico, biscuit, dentre outros;
- Encontro de formação Hip Hop Educação Cidadã.

Publicações:

- Publicação bimestral do Zine Informe Militante;
- Coletânea de Rap "Samambaia Pra Vida"

Outras ações:

- Distribuição de preservativos e campanhas educativas. Atualmente o Coletivo ArtSam é um ponto de distribuição de preservativos;
- Cobertura de festas e eventos;
- Assessoria de imprensa e gráfica a grupos locais.