O Coletivo


O Núcleo de formação popular Coletivo ArtSam nasceu em 2008 após oficinas de formação e articulação ministradas pela Rede de Educação Cidadã através do Educador Popular e MC Markão, do projeto Aborígine

O mesmo trata-se da continuidade aos trabalho iniciados dentre os anos 2004 a 2007, pelo então Militância Hip Hop, que atuou na cidade de Samambaia através de programa semanal em Rádio Comunitária, oficinas de formação e palestras em escolas/projetos e realização de Encontros de Breaking.

Hoje o então Coletivo ArtSam atua como Produtora Cultural e Social, vindo realizando ações politicas e produção de eventos como:

Sarau Samambaia Poetica, Premio Hip Hop Zumbi, Mutirão Hip Hop Solidário, Seminários de Formação Hip Hop em Debate, Encontro de Formação Hip Hop Educação Cidadã, dentre outras ações.

Atualmente é ponto de distribuição de preservativos, cujo objetivo é desburocratizar o acesso ao mesmo, e levantar o debate e consciência junto ao público jovem sobre relação saudável.

É formado por mais de 15 grupos locais, que se organizam em Coordenação geral e diretorias.

Fomentam forte ação em publicidade e capacitação artistica dos grupos locais através do BLOG: www.hiphopessencia.blogspot.com e SITE (em construção) http://www.dffabrica.xpg.com.br/.

A partir do Sarau Samambaia Poética, onde realizam encontro entre MCs e Repentistas surgiu a necessidade de dar visibilidade a tal ação e às cantorias do Distrito Federal em modo geral, visando seu enraizamento; Dai nasce o Blog Repente Candango.

Em 2011, haverá inauguração do Espaço Cultural, Biblioteca e CineClube 'Câmbio Negro', com mostras semanais de cinema brasileiro e oficinas de artesanato e grafite.

Outras ações:

- Jornal Informe Militante
- Programa de radio Militancia Hip Hop
- Lançamento das Coletânes 'Samambaia Pra Vida e Fábrica de Monstro'
- Projeto e CD Hip Hop Contra as Drogas
- Seminário "Hip Hop Mulher contra o Machismo"
- 1ª Seresta Popular
- Mutirão Hip Hop Solidário
- Marcha e Premio Hip Hop Zumbi
- Encontro de formação Hip Hop Educação Cidadã
- Seminário de formação artistica ao Hip Hop de Samambaia
- Oficina de DJs
- Batalha de Breaking Confronto Hip Hop
- Beats & Rimas - Batalha de Beatmakers e Batalha do Conhecimento.

CONTATOS:hiphopartsam@gmail.com
FONE:061-96026711 falar com Markus Dantas (coordenador).

Endereços virtuais:
- www.samambaiapoética.blogspot.com
- www.confrontohiphop.blogspot.com
- www.coletivoartsam.blogspot.com

"Enquanto capitalizam a realidade, eu socializo meus sonhos"
Sérgio Vaz